A Heurística e os heurísticos

image_pdfimage_print

Post (0103)

Denomina-se ‘heurística’ à capacidade de se fazer inovações e desenvolver técnicas de forma imediata e positiva para um determinado fim. Do grego  heurísko, literalmente “descubro” ou “acho”.

A etimologia da palavra heurística é a mesma que a da palavra eureka, cuja exclamação se atribui a  Arquimedes no conhecido episódio da descoberta de como medir o volume de um objeto irregular mergulhando-o na água.

Define-se procedimento heurístico como um método de aproximação das soluções ideais dos problemas.  A heurística assume uma solução próxima da ideal baseada na avaliação do resultado. A solução encontrada por um heurístico não é necessariamente a melhor possível, segundo a sua própria modéstia.

A popularização do conceito heurístico se deve ao matemático George Pólya, em seu livro How to solve it (Como resolvê-lo). Estudando muitos testes matemáticos em sua juventude, quis saber como os matemáticos chegavam a estas conclusões. Exemplos extraídos do livro ilustram o conceito:

§ Se não puder compreender um problema, monte um esquema;

§ Se não puder encontrar a solução, tente fazer um mecanismo inverso para tentar chegar à solução ( Engenharia reversa );

§ Se o problema for abstrato, tente propor o mesmo problema num exemplo concreto;

§ Tente abordar primeiro um problema mais geral ( O paradoxo do inventor: O propósito mais ambicioso é o que tem mais possibilidade de sucesso ).

Heurística, popularmente falando, trata-se de um método não comprovado cientificamente, ou seja, não tem confirmação matemática. Esse conceito não tem aceitação por profissionais da área de exatas, pelo fato de não ter o devido embasamento matemático, o fato é que mesmo assim eles o aplicam as escondidas.

Heurísticas são utilizadas em sistemas de Produção, de forma a encontrar a melhor cadeia de fornecimento associado com o ambiente produtivo – isto precisa ser aprendido a medida que o ciclo produtivo acontece, levando em consideração as possibilidades de programação, capacidades das máquinas, pessoas e tempo, (lead time). E em outros processos criativos.

A capacidade heurística é uma característica de parte dos humanos  que possuem a arte de descobrir, inventar ou resolver problemas mediante a criatividade, o pensamento lateral  ou pensamento divergente.

Texto resultado de uma pesquisa em fontes fidedignas (Eu particularmente me enquadro com um Heurístico) – NG Canela – Abril de 2011

Sobre Norberto Geraldi

Residente em Canela / RS / Brasil - Aniversário 16 julho - Brasileiro - Casado
Esta entrada foi publicada em -Atitude, -Trabalho, N.Geraldi e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *