Ray Tomlinson

image_pdfimage_print

Post (0177)
A World Wide Web nasceu no início da década de 1990 da mão de Tim Berners-Lee, mas pouca gente sabe que muito, muito tempo antes do nascimento da web, teve um engenheiro formado no MIT chamado Ray Tomlinson que no seio da ARPANET – Rede militar estadunidense considerada a precursora de nossa atual Internet – inventou um programa chamado SNDMSG (acrônimo de “send message”) para o envio de mensagens escritas entre os diferentes nós ligados à rede.
Em 1971, ocorreu a Tomlinson que um bom modo de enlaçar o nome do usuário com o da máquina através da qual se ligava à rede, era usar o caractere arroba “@” já que todos os teclados o incluíam, ainda que não fosse usada para nada. O primeiro e-mail que o mundo conheceu foi enviado por Tomlinson para ele mesmo (usando dois computadores diferentes); e a histórica mensagem foi um típico: “1, 2, 3 testando…”.

Com esta simples mensagem nasceu o formato atual de e-mail que é utilizado por milhares de milhões de usuários em todo o planeta. Muitos perguntamos o que teria acontecido se Tomlinson tivesse patenteado seu desenvolvimento? Mas ele não quis fazê-lo porque não acreditou que seu singelo e bobo invento iria ser usado em massa –crasso erro-. Atualmente ele afirma que basta o reconhecimento que o mundo lhe deu a posteriori, e isso já o deixa-o muito honrado.

Texto de “Ademin” -NG Canela– Maio de 2012

Sobre Norberto Geraldi

Residente em Canela / RS / Brasil - Aniversário 16 julho - Brasileiro - Casado
Esta entrada foi publicada em -Histórias, -Tecnologias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *