O gato de botas ou O Presente de Grego

image_pdfimage_print

Post (0163)

Era uma vez um gato muito esperto que foi dado pelo rei Príamo ao seu jovem filho Páris, que ao receber ficou muito decepcionado com a parte que lhe coube, mas o gato falava e lhe disse:

– Meu querido amo me arrume um par de botas e um saco que te provarei minha utilidade , disse o gato num grego fluido e bem articulado.

Um pouco desconfiado o jovem Páris fez o que o gato lhe pediu. Este prontamente calçou as botas, colocou o saco nas costas e partiu de Atenas em direção ao palácio de Menelau, lá chegando escondeu-se no jardim e esperou até que a rainha fosse colher flores.
A rainha Helena de Esparta, filha de Zeus e Leda, era muito bela e quando distraidamente abaixou-se para retirar uma rosa foi surpreendida pelo gato que rapidamente jogou o saco na sua cabeça e a nocauteou com um chute. ( Existe outra versão não confirmada da história onde diz que ela fugiu para Tróia com Páris).

Páris dormia tranqüilo quando o gato regressou a Tróia com a rainha ainda desacordada, ficou surpreso com a atitude do gato e lhe perguntou:
– Gato, como ousas?
– Trouxe-lhe uma esposa – Disse o gato com toda a pompa, entregando o presente grego ao seu amo.

…e lá do outro lado do mar …

Menelau que tinha o hábito de dormir com suas escravas, pouco sentiu a falta de Helena, mas ao ouvidos as fofocas de Icário, seu irmão, resolveu preparar as tropas para seu resgate, quando reparou na porta do palácio, (Muito desprotegido por sinal) um gato calçando botas, e logo lhe perguntou:
– Quem és tu ó criatura bem calçada?
– Sou quem sabe de tua esposa – A fama de Helena já não era das melhores.
– Diga o que queres em troca da informação ?
– Quero ser nomeado Marquês de Carabás !
– Esta feito!

O gato então levou um séquito de guardas até Atenas e entregou seu ex-amo, que no momento estava com a rainha na cama (Uns dizem que apenas dormindo, outros que estavam bem acordados). Levaram os para Creta e o sabe-se lá o que fizeram com eles. (Mas isto é outra história da saga).

E então o novo marquês de Carabás ficou radiante com o êxito do seu plano e viveu feliz para sempre no castelo.

Conselho : Se você receber de presente um cavalo de pau ou o seu gato falar com você, fique ligado.

Texto de autor  – NG Canela – Janeiro de 2012

Sobre Norberto Geraldi

Residente em Canela / RS / Brasil - Aniversário 16 julho - Brasileiro - Casado
Esta entrada foi publicada em -Conselhos, -Fábulas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *