Bélgica quer transformar suas cervejas em patrimônio cultural

Bruxelas – Das Ales marrons e das Pilsners douradas até as misturas fortes que monges trapistas produzem em monastérios, a cerveja  belga faz sucesso em todo o mundo.size_960_16_9_20151019-14270-1l3v0zu

Agora, a Bélgica está pedindo à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para acrescentar sua cultura de fabricação e consumo de cerveja a uma lista de tradições dignas de serem preservadas, argumentando que a prática fomenta uma identidade unificada em um país que tem três línguas oficiais, o que justifica o alto consumo de cerveja na hora em que os belgas se encontram para uma degustação.

A Bélgica abriga quase 200 cervejarias, que produzem 1.500 cervejas diferentes, segundo a associação comercial Belgian Brewers. Há pratos típicos que também incluem cerveja e a nação tem cerca de 30 museus sobre a bebida.

Submetida à Unesco pela região belga falante de alemão, só poderiam ser eles, a solicitação diz que a fabricação de cerveja melhora o bem-estar do povo por estimular a economia, divulgar produtos locais e fortalecer os laços sociais.

A história e a variedade ampla de fermentações disponíveis fazem a indústria da cerveja belga se destacar de outras tradições cervejeiras do mundo, afirma a solicitação.

O comitê de “herança intangível” da Unesco na próxima reunião em Addis Abeba e irá determinar se a cultura de cerveja da Bélgica e 36 outras práticas, como a yoga indiana e os teatros de boneco tcheco e eslovaco, deveriam entrar na lista.

A cerveja belga tem uma boa chance desde que um órgão de aconselhamento recomendou sua inclusão, que confere ao Estado a obrigação de salvaguardar a tradição.

Prost !

Fonte: http://exame.abril.com.br/entretenimento/belgica-quer-transformar-suas-cervejas-em-patrimonio-cultural/

Post (295) – Novembro de 2016




O botão de fechar a porta do elevador não faz nada!

Esqueça Trump, esqueça Michel Temer esqueça que combustível vai custar menos nos postos de abastecimento. O problema aqui é sério. É uma conspiração, fomos enganados painel-tocante-do-elevador-da-mo-16673118por décadas e ninguém falou nada. Agora chega, que se danem as retaliações dos Illuminati, vamos te alertar: O botão de fechar a porta do elevador não serve para nada.
Todo mundo já passou por isso. Você está no elevador, àquela alma sebosa vem correndo em direção ao elevador. Você sorri enquanto aperta desesperadamente o botão de fechar a porta. O verme acelera o passo, as portas começam a fechar, mas ele estica o braço e consegue segurar a porta.

A realidade é que não adiantou nada você apertar o tal botão. Segundo Karen W. Penafiel, diretora-executiva da “Indústria Nacional de Elevadores”  dos EUA o botão de fechar portas caiu em desuso na década de 1990, quando o “Americans With Disabilities Act” modificou o comportamento de um monte de equipamentos, regras arquitetônicas e outras minúcias do dia-a-dia que tornam mais complicada a vida de pessoas deficientes.

A legislação determina que a porta do elevador deva permanecer aberta o suficiente para que pessoas com dificuldade de locomoção, usando muletas ou cadeira de rodas consigam entrar, tendo que correr antes que a por feche. O botão para apressar o fechamento, neste caso, seria perigoso.

Só que remover o botão exige re-projetar os painéis e os fabricantes preferiram manter os botões e só desconectando-os. Assim por puro efeito placebo os apressados podem apertar o botão de fechar porta até ela começar a fechar no momento de sempre, e ainda acharão que adiantaram o dia em alguns segundos.
Mais ou menos como os idiotas que apertamos o botão de chamar o elevador várias vezes, para que ele venha mais rápido.

Postado Por Carlos Cardos no site MeioBit (Ligeiramente modificado e resumido)
Leia mais em: The New York Times.
Post (294) – Novembro de 2016