Esta nosa lingua portuqueza !

hPost (265)

“1 dia destes eu estava centado na varanda de minha kaza la na xacara, pensando na vida e tomando um ximaram, quando o caxoro latiu e vi no orizonte, a kavalo, xegando uma vizita inesperada, logo fui avizando a minha espoza: vamos ter 1 convidado para o almoso.

Aki na sera, minha tera, sempre que isto acontece é praxe cervir para a vizita uma meza farta … ou na pior das ipotezes um kopinho de kaxasa… oje em dias estes abitos estam mudando, mas eu ainda os prezervo…”

Karos leitores, estes testos nam estam escritos de forma erada, mas tam cinplesmente de outra forma… menos ligada aos primordios da lingua portugueza.

Vejam voces… porke se uzar:

– o “S” com som de “Z”, se temos para iso o proprio “Z”;

– e o “S” onde deveria ser “C”;

– se deveria usar somente um “S” ao invez de “SS”;

— o “Ç” pode ser banido, temos o “S” para fazer a mesma funsam;

– 1 “R” no lugar de “RR”;

– e o “CH”, porke, se temos o “X”;

– “H” no inicio das palavras, nem pensar… de nada cerve;

– porke se usar “G” onde som é de “J” e “J” onde o som é de “G”;

– se pode uzar a letra “K” ao invez de “QU”;

– porke “M” antes de “B” e “P”, sera que alguem pode explicar;

– e cendo um pouco mais radical, abolir o “~”, quem sabe ate daria?

– e mais, tem um monte de regrinhas inuteis, tais como continuar com letra maiúscula após os “…”;

E asim por diante…

Axo que tudo iria ficar mais cinples… e ainda poderíamos convidar para um descanso merecido todos akeles que ocupam os acentos das kadeiras da Academia Brazileira de Letras… ke em vez estarem pensando em modernizar a nosa lingua estam so tomado xa …

Facilitarimos asim aos que oje estão iniciando o ceu proceso de alfabetizasam e outros como eu que as vezes trocam algumas letras…

Convido voces a pensar nisto … a proposito, porke tantos acentos e porke, os por kes e porkês ?

Texto de N.Geraldi




Mulher no volante, perigo constante para os carros com direção autônoma

 Post (0264)

A ausência de um cromossoma Y causa diversas alterações fisiológicas nos seres humanos. Se por um lado aumenta muito a percepção de cores, permitindo perceber tonalidades que para indivíduos XY são apenas teóricas, como Branco-Gelo, Marfim e Bege, por outro lado causa a terrível deficiência de tornar esses indivíduos incapazes de apreciar a beleza do som de um motor V12 Ferrari.

15

Outro problema causado pela ausência do cromossoma Y é que pessoas não-portadoras dele se tornam mais objetivas e pragmáticas, carecendo do deslumbramento infantil por máquinas com luzes que piscam e fazem “ping” ou “bleep”.

Isso complica a vida de soluções tecnológicas que homens adotam sem pensar, como o sistema de direção autônoma do Google e outros fabricantes, como descobriu uma pesquisa do NerdWallet, com 1.000 entrevistados.

Eles descobriram que a abordagem varia bastante entre os dois sexos, quando o assunto são carros autônomos.

Entre outras estatísticas:

50% dos homens estão interessados em carros autônomos. Entre as mulheres? Só 37%;

44% dos homens acha que eles acabarão com a graça de dirigir. Só 23% das mulheres concordam;

55% das mulheres se preocupam com a segurança dos carros autônomos. Só 37% dos homens demonstraram preocupação semelhante;

31% dos homens acham que o carro irá coletar dados pessoais demais. Mulheres, que não estão nem aí paro Snowden, só 23% se preocupam com privacidade.

Quando perguntadas se não estavam interessadas em carros autônomos, 54% das mulheres confirmaram não ter qualquer interesse.

Vender esse peixe para elas será bem complicado, ainda mais com as projeções de que essa tecnologia aumentará o preço dos carros entre US$ 5 mil e US$ 10 mil. Dadas as estatísticas a situação dos fabricantes é pior ainda, pois mulheres se envolvem em bem menos acidentes de trânsito. Elas não querem e não precisam de carros autônomos.

Fonte: Nerd Wallet Por Carlos Cardoso