Dia mundial da alimentação

Dia mundial da alimentaçãoPost (0086)(16/10)+Vídeo

O Dia mundial da alimentação é comemorado em 16 de outubro.

– Em vez de comemorar, a gente precisa refletir.
– O Brasil é o 4º. Maior produtor mundial de alimentos, mas desperdiça 36 mil toneladas por dia, isto alimentaria 19 milhões de brasileiros.
– Hoje, 925 milhões de pessoas vão passas fome no mundo, enquanto isso, 20% dos alimentos vão para o lixo todos os dias.
– Então, como chamar a atenção das pessoas para evitar o desperdício? Inclusive a sua atenção.
– Para marcar esta data a agência DM9Sul criou a ação “Prato Consciente” para a Ecobenefícios. A ideia básica foi trocar pratos tradicionais do buffet de um restaurante, em Porto Alegre.
– Uma idéia simples que pode alertar as pessoas para o consumo correto dos alimentos e evitar o desperdiço: trocar os tradicionais pratos por outros com uma redução 20% de sua área, não diminuindo o seu diâmetro, o que passaria despercebido para a maioria das pessoas, mas cortando-lhe literalmente um pedaço, o que causou um impacto maior.

A ação termina com a mensagem escrita no prato: “Por que 20% dos alimentos são desperdiçados todos os dias?”. Confira a reação das pessoas no vídeo abaixo.

NG Canela – Fevereiro de 2013




Régua de Cálculo

Post (0199)
regua-3-300x203– Uma Régua de cálculo é um aparato mecânico-analógico que permite a realização de cálculos por meio de réguas graduadas deslizantes. Antes de aparecerem às calculadoras e os computadores pessoais, eram usadas para fazer operações matemáticas.
– Como disse um amigo meu:
“- O vamos fazer com elas ? – Eu tenho várias, inclusive uma com 500 mm para cálculos com até 5 algarismos significativos, que tentei doar ao Museu de Tecnologia da PUC de Porto Alegre, mas desisti pela complicação. Eu já vi uma com 2000 mm numa empresa em S. Paulo na década de 70”.
 
– Nos que nascemos com 20 anos e de lá para cá já vivemos mais que trinta, tínhamos na régua de cálculo uma ferramenta de trabalho incrível. Ela nos dava status, da mesma forma que um estetoscópio o dá a um médico, quando tirava-mos a dita da pasta ou da gaveta, posicionarmos o cursor, deslocando a lingueta, fazendo aquela cara de “sabe tudo” e finalmente dizendo, por exemplo: – Certamente a estrutura vai aguentar 4570 kg. Era um momento de glória.
 
– A Régua de Cálculo foi criada pelo padre inglês William Oughtred em 1638, baseando-se na tábua de logaritmos que por sua vez que foi criada por John Napier pouco antes, em 1614.
– Apesar da semelhança com uma régua comum, a Régua de Cálculo é um dispositivo que não tem nada a ver com medição de pequenas distâncias ou desenhos de retas, ela serve para fazer cálculos, alguns bastante complexos.
– Quanto a precisão destes cálculos, elas não fornecem resultados exatos e sim aproximados que são aceitos como viáveis dentro de certas aplicações.
Assim, um cálculo como 345 x 442= ? É resolvido em poucos segundos, mas o máximo que será possível dizer é que o resultado esta bem próximo de 152.500, (Sendo o valor exato 152.490, neste caso).
 
– A régua de cálculo é a mãe das calculadoras eletrônicas modernas (Até mesmo porque os engenheiros que criaram as calculadoras eletrônicas provavelmente fizeram isso usando Réguas de Cálculo).
– Foi largamente usada até a década de 1970 quando foi então substituída pela calculadora eletrônica.
– Fica aqui o nosso tributo a esta que nos acompanhou por muitos anos.
Veja mais no Museu da calculadora.
http://museu.boselli.com.br/reguas%20abacos.htm
peter@peterowen.org.uk
Resultado de uma pesquisa em diversas fontes.
NG Canela – Setembro 2011