A lição do bambu chinês

bambuchinesPost (0072)

Depois de plantada a semente deste arbusto, não se vê nada, por aproximadamente 5 anos exceto lento desabrochar de um diminuto broto.

Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.

Então, no final do 5º. Ano, o bambu chinês, cresce até atingir a altura de 25 metros.

Covey escreveu: – Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês.

Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º Ano chegará, e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava.

O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos, de nosso trabalho, especialmente de um projeto fabuloso, que envolve mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização: nosso proejeto familiar.

Devemos sempre lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.

Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a Persistência e Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos!!!

É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.

STexto de Stephen R. Covey: Autor do best-seller administrativo Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, publicado pela primeira vez em 1989, como também do livro Primeiro o Mais Importante. Ele é fundador da Covey Leadership Center em Salt Lake City, e da “Covey” de Franklin Covey Corporation, que ensina a como fazer planejamentos nas organizações – NG Canela – Abril de 2011




A Heurística e os heurísticos

Post (0103)

Denomina-se ‘heurística’ à capacidade de se fazer inovações e desenvolver técnicas de forma imediata e positiva para um determinado fim. Do grego  heurísko, literalmente “descubro” ou “acho”.

A etimologia da palavra heurística é a mesma que a da palavra eureka, cuja exclamação se atribui a  Arquimedes no conhecido episódio da descoberta de como medir o volume de um objeto irregular mergulhando-o na água.

Define-se procedimento heurístico como um método de aproximação das soluções ideais dos problemas.  A heurística assume uma solução próxima da ideal baseada na avaliação do resultado. A solução encontrada por um heurístico não é necessariamente a melhor possível, segundo a sua própria modéstia.

A popularização do conceito heurístico se deve ao matemático George Pólya, em seu livro How to solve it (Como resolvê-lo). Estudando muitos testes matemáticos em sua juventude, quis saber como os matemáticos chegavam a estas conclusões. Exemplos extraídos do livro ilustram o conceito:

§ Se não puder compreender um problema, monte um esquema;

§ Se não puder encontrar a solução, tente fazer um mecanismo inverso para tentar chegar à solução ( Engenharia reversa );

§ Se o problema for abstrato, tente propor o mesmo problema num exemplo concreto;

§ Tente abordar primeiro um problema mais geral ( O paradoxo do inventor: O propósito mais ambicioso é o que tem mais possibilidade de sucesso ).

Heurística, popularmente falando, trata-se de um método não comprovado cientificamente, ou seja, não tem confirmação matemática. Esse conceito não tem aceitação por profissionais da área de exatas, pelo fato de não ter o devido embasamento matemático, o fato é que mesmo assim eles o aplicam as escondidas.

Heurísticas são utilizadas em sistemas de Produção, de forma a encontrar a melhor cadeia de fornecimento associado com o ambiente produtivo – isto precisa ser aprendido a medida que o ciclo produtivo acontece, levando em consideração as possibilidades de programação, capacidades das máquinas, pessoas e tempo, (lead time). E em outros processos criativos.

A capacidade heurística é uma característica de parte dos humanos  que possuem a arte de descobrir, inventar ou resolver problemas mediante a criatividade, o pensamento lateral  ou pensamento divergente.

Texto resultado de uma pesquisa em fontes fidedignas (Eu particularmente me enquadro com um Heurístico) – NG Canela – Abril de 2011