Aprender e compartilhar

PessoasPost (0190)

A internet é um lugar privilegiado para propagar informações, onde todos têm o direito ao mesmo espaço e todas as correntes e linhas de pensamento podem conviver de forma democrática. O blog pode e deve ser um lugar para esse compartilhamento, onde você pode dispor para os outros, o que você estuda, gosta, conhece e ou domina, somando conhecimentos.

Um blog pode ser um “diário do conhecimento”. Isso vai atrair mais pessoas à sua volta, que estudam ou gostam das mesmas coisas e que vão também compartilhar o conhecimento delas.

Redes sociais podem ser ampliadas com um blog bem construído que mostre ao mundo ou ao seu setor quem é você e como você atua e trabalha. É um lugar de encontro e contatos, que ampliam as possibilidades de você ser encontrado e encontrar pessoas e oportunidades afins.

A internet não tem limites nem fronteiras, e é o que te dá a chance de estar diante de mais cenários.

Viajar pelo mundo ou estudar nas melhores universidades não é para todos, a internet encurta distâncias para o conhecimento. Pesquise e aprenda com os melhores de seu ramo, estudando e debatendo com os especialistas de sua área.

Quando for escrever, publicar seus textos faça-o como um líder, que domina o assunto que aborda. Saiba compartilhar informações e elevar o nível de debates. Pesquisar e estudar têm que ser uma constante na sua atuação na internet.

Nunca se dê por satisfeito ou completo, nem feche debates ou finalize assuntos. Sempre aprofunde e promova, provoque as pessoas à sua volta e persista. Ler cada vez mais vai te ajudar a escrever cada vez melhor e melhorar as suas referências. Escrever em um blog é um aprendizado constante e só escreve bem quem lê bem.

As frustrações nascem quando nos damos por satisfeitos e acreditamos que já atingimos o topo. Não há limites para o conhecimento humano.

Texto de Marcos Lemos (resumido) – NG Canela – Março de 2010




Atitudes e Coerência

Post (0109)

– Atitudes, são adquiridas a partir de algumas predisposições genéticas e muita carga fenotípica, oriunda do meio em que vivemos. Moldamos nossas atitudes a partir daqueles com quem convivemos, admiramos, respeitamos e até tememos. Assim, reproduzimos muitas das atitudes de nossos pais, amigos, pessoas de nosso círculo de relacionamento. As atitudes são bastante voláteis, motivo pelo qual a mídia costuma influenciar as pessoas no que tange a hábitos de consumo. Das calças boca de sino dos anos 70 aos óculos de Matrix nos dias atuais, modas são criadas a todo instante.

– As atitudes devem estar alinhadas com a coerência, ou acabam gerando novos comportamentos. Tendemos a buscar uma coerência racional em tudo o que fazemos. É por isso que muitas vezes mudamos o que dizemos ou buscamos argumentar até o limite para justificar uma determinada postura adotada. Se não houver coerência, não haverá paz em nossa consciência e buscaremos um estado de equilíbrio que poderá passar pelo auto-engano ou pela dissonância cognitiva. Iniciativa, Hesitação e Acabativa.

– Pessoas dotadas de uma atitude empreendedora, têm por princípio uma grande capacidade de iniciativa. Seja um problema ou uma oportunidade, tomam conhecimento dos fatos, sentem a necessidade de uma ação e assumem um comportamento pró-ativo para solucionar o litígio ou aproveitar a condição favorável.

– Estas pessoas conseguem combater o grande vilão da hesitação, inimigo sorrateiro que nos faz adiar projetos, cancelar investimentos e protelar decisões. Ao combatermos a hesitação, corremos mais riscos, podemos experimentar mais insucessos, mas jamais ficaremos fadados à síndrome do “quase”, do benefício indelével da dúvida do que poderia ter sido “se” a atitude tomada fosse outra.

– Não basta apenas vencer a hesitação e tomar a iniciativa. O verdadeiro empreendedor sabe que sem acabativa – um neologismo cada vez mais aceito para identificar a capacidade de levar a termo uma idéia ou projeto – não há sucesso. Sem acabativa, não passamos de filósofos, teorizando, conjeturando.

– Por isso, cultive a coragem. Coragem para refletir e se conscientizar. Coragem para ter o coração e a mente abertos para internalizar o auto-conhecimento adquirido. Coragem para agir e mudar se preciso for.

Tom Coelho, com graduação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP e especialização em Marketing pela MMS/SP, é empresário, consultor, escritor e palestrante, Diretor da Infinity Consulting, Diretor do Simb/Abrinq e Membro Executivo do NJE-Fiesp.

NG Canela – Março de 2010