Iniciativa e Acabativa

Post (0129)
Isto é um teste de personalidade que poderá alterar a sua vida.Iniciativa é a capacidade que temos de criar e conceber novas ideias. Alguns tem muita pouca.Acabativa é um neologismo que significa a capacidade que alguns possuem de terminar aquilo que iniciaram, ou concluir o que outros começaram. Colocando em prática uma ideia, levando-a até o fim.Podemos ser divididos em três grupos, dependendo do grau de iniciativa e acabativa de cada um:

Os Empreendedores, os Iniciativos e os Acabativos.* Os Empreendedores são os que tem iniciativa e acabativa . Um seleto grupo que não se contenta em ficar na idéia, e vão a campo implantá-la.* Os Iniciativos, tem mais iniciativa do que acabativa, são criativos, tem mil idéias mas abominam a rotina do dia a dia necessária para colocá-las em prática. Neste grupo estão muitos filósofos, cientistas, intelectuais e a maioria dos economistas. São famosas as histórias de filósofos que não sabem fritar um ovo, e economistas que nunca assinaram uma promissória. Acabativa é o ponto fraco deste grupo.* Os Acabativos, são aqueles que gostam de implantar projetos. Sua atenção vai mais para o detalhe do que a teoria. Não se preocupam com o tédio da repetição do dia a dia, e não desanimam com as inúmeras frustrações da implantação. Neste grupo estão à maioria dos executivos, empresários, administradores e engenheiros.Os empresários descobrem rapidamente que ficar implantando as suas próprias ideias é coisa de empreendedor egoísta. Limita o crescimento. Existem no mundo mais pessoas com excelentes ideais do que pessoas capazes de implantá-las. Pôr isto que empresários ficam ricos, intelectuais e professores morrem pobres.

Esta singela classificação explica porque o intelectual normalmente odeia empresário, e vice versa. Há uma enorme injustiça na medida em que os lucros fluem para quem implantou uma idéia, e não para quem a teve. Por outro lado uma idéia somente no papel é letra morta, inútil para a sociedade como um todo.

Os Iniciativos almeja ser famoso, Acabativos quer ser útil.

Na verdade a maioria dos intelectuais e iniciativos não têm o estômago para devotar uma vida inteira para fazer digamos bicicletas dia sim após dia. Uma chatice, uma vida sem graça, mesmo que seja bem remunerada. Iniciativo vive mudando, testando, procurando coisas novas e a acaba tendo uma vida muito mais rica, mesmo que seja menos rentável.

Se você tem iniciativa mas não tem acabativa, faça correndo um curso de administração ou tenha como um sócio um acabativo. E vice versa. Vocês se complementam.

Se você tem acabativa, mas não tem iniciativa, faça um curso de criatividade, estude um pouco de teoria, crie um pouco de verniz cultural.

Há um ditado chinês que diz: “Quem sabe e não faz, no fundo, não sabe”.

Texto de Stephen Kanitz – Resumido – NG Canela – Agosto 2009



Os cinco macacos

MacacoPost (0028)

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos em uma gaiola e, no meio desta, uma escada com bananas em cima.

Toda vez que um dos macacos começava na subir a escada, um dispositivo automático fazia jorrar água gelada sobre os demais macacos….

Passado certo tempo, toda vez que qualquer dos macacos esboçava um início de subida na escada, os demais o espancavam (evitando assim a água gelada). Obviamente, após certo tempo, nenhum dos macacos se arriscava a subir a escada, apesar da tentação.

Os cientistas decidiram então substituir um dos macacos. A primeira coisa que o macaco novo fez foi tentar subir na escada. Imediatamente os demais começaram a espancá-lo. Após várias surras o novo membro dessa comunidade aprendeu a não subir na escada, embora jamais soubesse porquê.

Um segundo macaco foi substituído e ocorreu com ele o mesmo que com o primeiro. O primeiro macaco que havia sido substituído participou, juntamente com os demais, do espancamento.

Um terceiro macaco foi trocado e o mesmo (espancamento, etc.) foi repetido. Um quarto e o quinto macaco foram trocados, um de cada vez, com intervalos adequados, repetindo-se os espancamentos dos novatos quando de suas tentativas para subir na escada.

O que sobrou foi um grupo de cinco macacos que, embora nunca tenham recebido um chuveiro frio, continuavam a espancar todo macaco que tentasse subir na escada. Se fosse possível conversar com os macacos e perguntar-lhes por que espancavam os que tentavam subir na escada …

Aposto que a resposta seria: “Eu não sei – Aqui sempre foi assim…”

Autor desconhecido, texto Enviado por B.H – NG Canela – Agosto 2009